Monday, December 25, 2006

Ouve lá ó Pai Natal

Ouve lá ó Pai Natal!, desta vez vou fazer-te pedidos sérios e espero que os oiças e os concretizes com igual grau de seriedade. Não quero respostas como a que me deste o ano passado em que te pedi para me deixares no sapatinho uma mulher bonita e inteligente e tu, feito palhaço!, respondeste que com essas características, e ainda por cima aplicadas de forma conjuntiva, me arriscaria a encontrar lá um homem. É claro que ripostei contra essa tua atitude machista, e do que é que isso me serviu? Carta vai carta vem e fiquei todo o ano a lerpar. Por isso ó Pai Natal, desta vez é muito a sério!
Não te vou pedir nada de especial, isto é, nada que não te peça todos os outros dias do ano em que não é Natal. Iria começar por te exigir uma casa e um carro novos, se não soubesse de antemão que irias entrar em argumentações e teorias do absurdo, assim, e só por isso, venho dizer-te para deixares a casa e carro sobre a minha responsabilidade mas, se não for muito incómodo, seres tu a tratar-me da burocracia envolvente. Nada que um Pai Natal, reformado assumido, não possa resolver nos tempos livres, quando passar esta fase alta. Prepara-me a planta, a licença de construção, regista-me essa coisa absurda a que se chamam de “o livro de obra”, olha-me a vistoria, a licença de habitação, o pré registro, o registro, a escritura, a selagem do contador da energia que aquilo sem o selo de chumbo não funciona, a baixada dos palhaços do SMAS que cobram ao metro linear de tubo mais que os ourives da Póvoa cobram ao metro linear de ouro, trata-me de toda a catrefada de impostos, o IMT e os outros, os de selo, seja lá o que isso signifique, os selos 17.1, 17.15 o 18, não sei se há mais mas pelo menos esses estão lá garantidinhos, não te esqueças de preencher o formulário a pedir a isenção de contribuição autárquica durante os 3 primeiros anos, depois muda-me, com um gesto de mágica que apenas a ti pode ser reconhecido, todos os endereços na minha documentação, nada complicado, olha só, a carta de condução, o cartão de contribuinte, o cartão da segurança social que nada segura no meu caso, o cartão do serviço nacional de saúde, todos os cartões de cada um dos movimentos a que pertenço, incluindo o dos alcoólicos anónimos, o meu bilhete de identidade o qual ainda ouso exibir com orgulho desmedido e patético. Trata-me disso porque em Portugal ainda é inconstitucional um português ter apenas um número. Olha-me toda essa burocracia e os burocratas que fazem andar o mundo à velocidade alucinante da escorregadela do caracol.
Depois Pai Natal, este ano recuso-me a pedir-te a paz no mundo. Sabes que o peço todos os dias e nem é com as intenções hipócritas do controlo dos preços da energia e tudo à sua volta. Não to peço porque quero facilitar-te a tarefa. Solicito apenas que acabes com algumas das injustiças sociais que grassam em Portugal e que, para espanto do meu espanto, parece que ninguém as vê ou as quer ver. Começa pelas injustiças sociais chamadas política e futebol. Pronto!, podes deixar para lá a injustiça social que é um homem feio andar com uma mulher bonita, mas as injustiças política e o futebol, por favor, cuida-me delas sem mais delongas. Digo-te com a maior das parcimónias que, se fores capaz de lidar com essas, todas as outras serão para ti como quem limpa cus a meninos.
Por último, e para que não digas que sou um chato, cria-me uma Santa Casa de Misericórdia, outra, uma nova, uma que não se chame Estado Português, com gestão privada, se faxavor.
Reiterando a cordialidade inicial e agradecendo antecipadamente a atençãozinha, me subscrevo: Bocados

4 Bocas:

Anonymous Anonymous Disse...

Ouve lá ó Pai Natal?
Isso é forma de tratar o senhor das barbas brancas?
Por essas e por outras é que ele não atende os teus pedidos.E, como se não bastasse o tratamento tu-cá tu-lá, ainda fazes com que ele passe por machista.
Mulher bonita e inteligente é homem?
Injustiça social é homem feio e mulher bonita?
Bem, está-me a parecer que o machista és mesmo tu. E, na minha opinião, o último caso não é injustiça social é antes um acto de caridade.
Quanto à política e ao futebol, acho que já está a ser tratado. Do futebol, ficou encarregue a Carolina Salgado, pois parece que o Pai Natal,este ano, delegou funções na sua pessoa. Agora a política é que está mais difícil, mas ainda tens um ano inteiro para esperar alguma mudança. E, enquanto vais esperando, tens umas eleiçõesitas em Fevereiro para não perderes o jeito à mão (aquela que utilizas para exercer o sagrado dever cívico de votar, entenda-se)e pode ser que lá para Junho, com o início da época balnear, os nossos políticos saiam da hibernação em que se encontram e, quais lagartos ao sol,comecem a mexer-se e a produzir alguma coisa.
Como vês, as perspectivas não são grande coisa mas, se fores paciente, pode ser que o Pai Natal desta vez seja bonzinho e atenda os teus pedidos. No entanto, aceita um conselho meu e evita o tratamento tu-cá tu-lá. É que ele não gosta muito.

2:30 AM  
Anonymous Anonymous Disse...

P.S. Em Fevereiro haverá um referendo e não umas eleições. Peço desculpa pelo erro mas, desde já,fica aqui corrigido.

2:38 AM  
Blogger Temp Disse...

ah ah ah!
Obra de caridade é trinta vezes melhor que injustiça social. Vou anotar essa.

11:28 AM  
Anonymous Anonymous Disse...

I´m glad you still believe in Santa Claus... I do too!
Although, frankly speaking, I don´t really think he is going to waste his valuable time trying to grant your wishes :o(
He knows that there´s no hope for Portugal, so what´s the use trying?! There would have to be a big wipe out of all the Portuguese now living for any positive development to come out of this country!!!
So, next year, I think it´s best if you go back to asking for more material things like the car & the house... & who know´s maybe he will throw in a box of chocolates & a bottle of French Champagne ;o)
Keep Safe

5:05 PM  

Post a Comment

<< Home